O presente documento estabelece a informação pré-contratual relativa aos contratos celebrados à distância na página web www.opticafreitas.pt, a que alude o artigo 4º do Decreto-Lei nº 24/2014 de 14 de fevereiro, e de todos os subdomínios/sub-websites. O domínio www.opticafreitas.pt é propriedade de Freitas, Lda, com sede na Praça Joaquim António de Aguiar 40, 7000-510 Évora, pessoa colectiva n° 500 901 481, designada por Óptica Freitas.
A Óptica Freitas reserva-se o direito de modificar livremente a presente informação pré-contratual de modo a adequa-la à legislação aplicável, sem necessidade de qualquer pré-aviso.
Tanto a navegação pelo website www.opticafreitas.pt, seus subdomínios e sub-webistes, bem como a compra de qualquer produto naqueles endereços, pressupõe a aceitação das presentes informações e Condições Gerais de Utilização constantes nesta página.
A venda online é valida e aplicável a todo o mundo.
2. Condições de utilização de www.opticafreitas.pt
O Utilizador compromete-se a utilizar este website em cumprimento com o disposto na legislação aplicável, abstendo-se de utilizar a página Web para actividades contrárias à lei, à moral e bons costumes, ou direitos e interesses de terceiros.
O website www.opticafreitas.pt pode possuir ligações a outros websites, os quais poderão conter informações/ferramentas úteis para os seus utilizadores. As presentes condições gerais não serão aplicáveis a websites de terceiros. Como tal, caso o utilizador visite outro website, redireccionado a partir do nosso website, deverá ler a política de privacidade do mesmo.
3. Alteração das presentes Condições
A Óptica Freitas reserva-se o direito de modificar unilateralmente e em qualquer momento, sem aviso prévio, a apresentação e conteúdo do sítio Web, os seus serviços e as condições gerais de utilização, ressalvando-se os contratos já celebrados e em execução.
Essas modificações servirão para uma melhoria do website, melhorando simultaneamente os serviços oferecidos ao utilizador que, caso não concorde com as alterações introduzidas, poderá resolver o contrato, entrando em contacto com o Apoio a cliente.
4. Propriedade Intelectual
Todo o conteúdo e informação presentes em www.opticafreitas.pt e nos seus subdomínios, são propriedade da Óptica Freitas e por isso a utilização, reprodução, cópia e divulgação por outros meios de logótipos, textos, imagens e vídeos constantes naquele website está sujeita à sua autorização prévia nesse sentido.
5. Informação sobre os Produtos e sobre Preços
Informação de Produtos A Óptica Freitas tem em consideração a informação relativa às características essenciais dos produtos mediante as descrições técnicas partilhadas pelos seus fornecedores, de fotografias e vídeos que ilustram os produtos comercializados, em rigoroso respeito pelos melhores padrões do mercado.
Informação de Preços Os preços de venda ao público indicados em www.opticafreitas.pt e seus subdomínios são apresentados em euros. O IVA está incluído em todos os preços mencionados.
Os custos do serviço de envio são por conta do utilizador e comprador e acrescem ao total do valor dos produtos seleccionados. O utilizador será informado destes encargos antes de confirmar o seu pedido e concluir o processo de compra. A Óptica Freitas reserva-se o direito de alterar os preços em qualquer momento. No entanto, a Óptica Freitas compromete-se a aplicar as taxas e preços indicados no momento da realização do pedido de compra.
No caso de ocorrência de erro informático, manual, técnico, ou de qualquer outra origem, que cause uma alteração substancial não prevista pela Óptica Freitas no preço de venda ao público, de tal modo que este se transforme exorbitante ou irrisório, o pedido de compra será considerado inválido e anulado.
Os preços disponibilizados em www.opticafreitas.pt são unicamente válidos para pedidos de compra realizados através de www.opticafreitas.pt, podendo não coincidir com as lojas físicas, salvo promoções indicadas expressamente online.
6. Processo de compra
Registo
Para realizar uma ordem de compra é necessário aceder a www.opticafreitas.pt e registar-se como utilizador naquele website, preenchendo o formulário electrónico seguindo as instruções de cada etapa. Após o registo o utilizador poderá proceder à compra do(s) seu(s) produto(s).
Disponibilidade de produtos
Todos os artigos que se encontram no site www.opticafreitas.pt estão disponíveis para encomenda. Os artigos disponíveis em www.opticafreitas.pt possuem um stock limitado pelo que podem ficar indisponíveis sem aviso. Caso isso possa vir a acontecer, o cliente será informado e daremos outras soluções para que possamos resolver o incómodo.
Métodos de pagamento
Os métodos de pagamento disponibilizados são:
– MBWay; – Transferência bancária.
Custos de envio
Entregas num raio de 10 km*: – Encomendas a partir de >= €50 – Gratuitas; – Encomendas inferiores a < €50 – portes de entrega: €2,50.
Entregas num raio superior a 10 km: – Envios via CTT €4.
Taxas e impostos
Os preços de venda ao público indicados em www.opticafreitas.pt e seus subdomínios são apresentados em euros. O IVA devido está incluído em todos os preços.
Os custos do serviço de envio são por conta do utilizador e acrescem ao preço total dos produtos seleccionados pelo utilizador. Este será informado destes encargos e preços antes de confirmar o seu pedido e concluir o processo de compra.
Tratamento e entrega de pedido
Os pedidos são processados e enviados assim que o pagamento é
confirmado. O utilizador tem 3 (três) dias após encomenda para realizar o
pagamento (a quando transferência bancária). Caso não seja feito, a
encomenda será cancelada.
A entrega da encomenda é efectuada, regra geral, no prazo de 1 (um) dia útil, num raio de 10 km.
Os envios feitos através dos CTT (Portugal Continental) são entregues, regra geral, no prazo de 2 a 5 dias úteis.
Seguimento do Pedido
Será enviado um e-mail ao cliente confirmando a entrega e comunicando o código de registo do pedido, bem como de seguimento da encomenda para que o cliente possa acompanhar o envio do mesmo.
7. Garantia
O utilizador tem 2 anos de garantia face à data de compra do produto para a caducidade dos direitos dos consumidores.
8. Trocas, devoluções e reembolsos
Se adquiriu um artigo em www.opticafreitas.pt mas por algum motivo, não estiver satisfeito, ou se o produto chegou com um defeito dispõe de um prazo de 14 dias para proceder à devolução/reembolso ou troca da sua encomenda. Pode fazê-lo desde que o artigo se encontre nas mesmas condições em que foi vendido, em embalagem original e acompanhado de todos os acessórios que o constituem.
Poderá fazê-lo através do contacto com a nossa Linha de Apoio ao Cliente (email: clientes@opticafreitas.pt ) para informações sobre procedimentos de envio. Caso exista algum modelo pela qual possa querer trocar a sua encomenda, também será possível através do nosso apoio ao cliente, referenciando isso no seu contacto (referir qual o modelo).
Não é possível expedir o artigo para a Óptica Freitas sem contacto prévio com a Linha de Apoio ao Cliente.
As condições da devolução são as seguintes:
– Artigos sem sinal de uso indevido;
– Devolução do artigo completo, com todos os seus componentes e acessórios, e embalagens originais em perfeito estado;
Prazo de Devolução: Até ao 14º dia consecutivo, a partir do dia da entrega.
O prazo para o reembolso do produto por parte da empresa é de até 5 dias úteis após a chegada do produto, na forma de pagamento que foi realizado à excepção de cobrança.
9. Assistência Pós-venda/ Apoio ao cliente
Algum problema relativamente ao artigo depois de uso, ou alguma dúvida que possa existir, poderá entrar em contacto via email para clientes@opticafreitas.pt Será resolvido e respondido com a máxima brevidade.
10. Responsabilidade
A Óptica Freitas não é responsável pelos prejuízos decorrentes de quaisquer vírus informáticos ou quaisquer outras situações a que seja alheia e que impeçam o acesso e correto funcionamento do domínio www.opticafreitas.pt bem como dos serviços disponibilizados no mesmo.
11. Política relativa a dados pessoais
11.1. O que é a Conta Online Óptica Freitas? A criação de conta online visa possibilidade de celebrar contratos de compra e venda à distância e ainda consultar o histórico de compras.
11.2. Quem é o responsável pelo Tratamento dos dados pessoais do Cliente? O responsável pelo tratamento é a Óptica Freitas, com sede na Praça Joaquim António de Aguiar 40, 700-510 Évora, pessoa colectiva nº 500 901 481.
11.3. Que dados são tratados pela Óptica Freitas? A Óptica Freitas trata os seguintes dados pessoais: nome, e-mail, número de contribuinte e moradas, telefone, data de nascimento e IBAN.
11.4. Para que é que a Óptica Freitas necessita dos dados pessoais do Cliente? Os dados pessoais acima referidos são tratados para efeitos de autenticação, emissão da factura e tratamento do processo de entregas ao domicílio.
O IBAN é solicitado para tratamento de devoluções.
Os dados pessoais serão ainda utilizados para identificação de preferências potenciais de consumo, incluindo a definição de perfis, tendo por base o histórico de compras à distância.
A previsão de preferências de consumo e identificação de perfis visa a elaboração de acções customizadas de marketing, a optimização da gama de produtos disponibilizados online, bem como a comunicação antecipada de campanhas que previsivelmente sejam do interesse do cliente, podendo estas ser atribuídas e comunicadas de forma automática. A Óptica Freitas solicita o consentimento do Cliente para proceder a este tratamento. A todo e qualquer momento, o cliente poderá revogar o seu consentimento.
11.5. A quem é que a Óptica Freitas transmite os seus dados pessoais? A Óptica Freitas apenas transmite os seus dados pessoais à Autoridade Tributária, a empresas contratadas para entrega de artigos ao domicílio, assistência técnica, ou entidades financeiras. Os contactos do cliente poderão ser transmitidos a parceiros de marketing digital, com vista à promoção de acções de marketing da Óptica Freitas.
11.6. Como é que a Óptica Freitas comunica campanhas, ofertas, ou benefícios ao cliente? As campanhas, ofertas, ou benefícios são comunicadas através de SMS, e-mail, ou outras acções através de plataformas digitais, sendo o cliente informado de como poderá deixar de as receber.
11.7. Qual é o prazo de retenção dos dados pessoais do Cliente? A Óptica Freitas procederá à eliminação dos dados pessoais do cliente no prazo de um mês após o cliente manifestar a intenção de o cancelar. Neste caso, a Óptica Freitas manterá apenas os dados de transacções para efeitos fiscais.
11.8. Quais são os direitos do Cliente e como poderá exercê-los? Por regra, o cliente tem os seguintes direitos em termos de protecção de dados pessoais: direito de acesso, direito de rectificação, direito de apagamento, direito de limitação do tratamento e direito de oposição
O direito de informação, de acesso e de rectificação podem ser exercidos directamente pelo cliente na plataforma. Em qualquer caso, poderá entrar em contacto com o nosso Apoio ao Cliente. A Óptica Freitas procederá à análise cuidada dos pedidos, avaliando a sua legitimidade, pertinência e dando resposta com brevidade. Caso necessite, o cliente poderá, ainda, apresentar reclamação junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD).
12. Legislação aplicável
As presentes condições gerais e todos os contratos que vierem a ser celebrados ao abrigo da mesma regem-se pela legislação portuguesa.